heart

Conheça mais sobre a Samburá

A Samburá nasceu em 2015 em meio a mata atlântica no litoral norte de São Paulo, mais precisamente de frente a praia da Riviera de São Lourenço na cidade de Bertioga.

Nossa marca trabalha para oferecer produtos atemporais e de extrema qualidade. Mais do que seguir tendências de moda, adquirir um produto Samburá significa tomar uma atitude em busca de relações mais sustentáveis com a sociedade e o planeta.

Acreditamos que a conexão com a natureza é essencial para que possamos ter mais qualidade de vida para nós e futuras gerações. Por esse motivo buscamos através da moda incentivar as pessoas a conhecerem e cuidarem da biodiversidade única que encontramos em nosso país.

 

Conheça nossa missão

A nossa missão é oferecer produtos que ajudem as pessoas a se reconectarem com a natureza. São produtos desenvolvidos pensando em facilitar e tornar ainda mais prazeroso esse momento. Além disso, são artigos duráveis, que têm tecnologia de ponta e que causam o mínimo de impacto ao meio ambiente. Mas acreditamos que diminuir nossa pegada ambiental é pouco. Por isso parte da receita com a venda dos produtos é revertida para causas que promovam uma maior conexão entre o ser humano e a natureza.

 

Tecnologia, Sustentabilidade e a Samburá

Nossa tecnologia e escolha de matérias primas

A sustentabilidade começa nas matérias-primas, por isso, optamos por materiais mais tecnológicos que são mais amigáveis ao corpo e ao meio ambiente.

Poliamida Biodegradável:
Conhecida por qualidades como toque macio, conforto, e de fácil lavagem a poliamida ganhou mais um adjetivo e já podemos acrescentar biodegradável a essa lista. Isso porque a fibra mais nobre dentre as fibras sintéticas ganhou uma versão mais sustentável. A poliamida biodegradável utilizada pela Samburá é brasileira, inovadora e pioneira no mundo. Quando descartada corretamente em aterros sanitários, ela se decompõe em até 3 anos diferentemente da poliamida comum que pode levar centenas de anos para se decompor.

Nossa poliamida também conta com o fator de proteção solar 50+ para proteger sua pele dos raios nocivos do sol.

Além disso, o tecido possui o selo Oeko-Tex® que atesta a isenção de produtos tóxicos nos tecidos para contato com a pele humana e tecnologia antiodor permanente que inibe a proliferação de bactérias. Isso proporciona menos lavagens do produto, o que ajuda manter a peça com cara de nova por mais tempo, economizando água e energia.

Importante! O tecido não se decompõe com o uso, lavagens ou mesmo no seu guarda-roupas. Para que ocorra esse processo de degradação o tecido precisa ser descartado em ambiente específico como em aterros sanitários que possuem umidade, falta de luminosidade, ausência de oxigênio e cultura de microrganismos.
 

Nosso cuidado no tingimento dos nossos tecidos

O tingimento têxtil sustentável utilizado pela Samburá é uma medida que contribui significativamente para redução do impacto ambiental.

O método de tingimento sustentável reduz e muito o consumo de água em comparação ao método tradicional. Esse processo gera uma economia de 40% a 50% de água e gera menos desperdício de corantes e químicos. Outro grande benefício deste método é o sistema de reuso da água e de residuais de tinta. Ou seja, após o uso ao invés de ser descartada, a água é tratada e reutilizada evitando o desperdício. E quando há necessidade de ser descartada, ela passa por um tratamento antes de ser despejada na natureza. Além disso, os químicos utilizados no processo fabril de tingimento das peças não afetam a saúde humana e não emitem poluentes. 


Os motivos das nossas sandálias serem tão especiais

Pensando no conforto, praticidade e sempre com olha na sustentabilidade, desenvolvemos uma sandália de praia e piscina em PVC ecológico. Além de ser linda e confortável, garante o mínimo de impacto ambiental.

O PVC expandido ecológico utilizado por nós é composto de 70% de derivados de óleo vegetal, sendo 50% de cana de açúcar. Além de ser 100% reciclável, o PVC expandido possui boa aderência, é resistente, durável e fácil de limpar.
 

Durabilidade

Todos os nossos produtos são desenvolvidos com materiais de altíssima qualidade. Prezamos sempre por materiais tecnológicos, duráveis e produzidos aqui no Brasil. Além de ter uma vida útil longa, os nossos produtos são recicláveis ou biodegradáveis, gerando assim um menor impacto ambiental.


Cuidado inclusive nas embalagens dos produtos para chegar até sua casa.

O consumo consciente é uma realidade e, nesse ponto, as embalagens têm um papel fundamental. Na Samburá, utilizamos embalagens mais sustentáveis como envelopes de papel, caixas de papelão e fitas ecológicas.

Envelope de segurança papel:
Feito de papel Kraft em parceria com a Klabin, nosso envelope de segurança é biodegradável e reciclável. Além disso em sua fabricação consome-se menos energia elétrica e água, diminui o uso de solventes e consequentemente diminui a emissão e lançamento de gases e resíduos tóxicos no meio ambiente.

Caixas de papelão:
Feito de um tipo de papel mais resistente e espesso (na maioria das vezes papel reciclado), o papelão possui vários benefícios. Além de ser reciclável ele é de fácil descarte e a sua matéria prima pode ser colhida de forma sustentável sem causar danos ao meio ambiente.

Fita ecológica:
Para fechar nossas embalagens utilizamos fita gomada. Conhecida pela extrema resistência e alta adesividade, a fita gomada é feita a partir do papel Kraft e recebe uma camada de cola vegetal (feita de amido) que é ativada com água. Ao contrário da fita adesiva plástica tradicional, ela é completamente reciclável e se decompõe em até 6 meses.

 

Porque somos defensores da mata atlântica e queremos te convencer a também ser.

A Mata Atlântica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo. Com um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, ela é de extrema importância para regulação do clima da região em que está localizada e arredores. Isso ocorre, pois sua vegetação é um importante reservatório de carbono. Além disso, ela regula o fluxo dos mananciais hídricos, assegura a fertilidade do solo, protege escarpas e encostas das serras, e preserva um patrimônio histórico e cultural imenso.

Porém, desde o descobrimento do Brasil, os impactos de diferentes ciclos de exploração, a concentração das maiores cidades brasileiras, os núcleos industriais e a alta densidade demográfica fizeram com que a vegetação natural fosse reduzida drasticamente. 

O bioma abrange área de cerca de 15% do total do território brasileiro, o que inclui 17 Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe), dos quais 14 são costeiros. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. Ela é a casa da maioria dos brasileiros, abriga cerca de 72% da população, sete das nove maiores bacias hidrográficas do país e três dos maiores centros urbanos do continente sul-americano. E a floresta possibilita atividades essenciais para a nossa economia como a agricultura, a pesca, a geração de energia, o turismo e o lazer.

Considerado o trecho litorâneo paulista mais preservado na atualidade, a cidade de Bertioga está inserida no maior fragmento contínuo restante do bioma Mata Atlântica no Estado de São Paulo. Em sua adjacência, encontra-se o Parque Estadual da Restinga que abriga rica diversidade de ambientes (dunas, praias, rios, florestas, mangues) e uma variada vegetação de restinga, na qual vivem animais raros e ameaçados de extinção. A cidade abriga também uma parte do Parque Estadual Serra do Mar, de onde vem todo o abastecimento de água do município.

O núcleo de preservação de Bertioga contribui na regulação da qualidade do ar e do clima, na proteção dos morros, encostas e solos, na polinização, no turismo e na capacidade de proporcionar lazer e bem-estar aos visitantes e moradores do entorno. Uma de suas principais características é a preservação de mananciais que junto com outros rios formam a Bacia Hidrográfica de Santos. Alguns deles originários do próprio núcleo, como os rios Itapanhaú, Guaratuba e Itaguaré.

Com relação à cobertura vegetal, a área de preservação abriga fisionomias vegetais pouco representadas no Sistema Paulista de Unidades de Conservação, como manguezais, restingas e floresta tropical pluvial de terras baixas. Além de abrigar 98% dos remanescentes de Mata de Restinga da Baixada Santista, o parque estadual da restinga de Bertioga possui 44 espécies ameaçadas de extinção e abriga 53 espécies de bromélias (1/3 das espécies de todo o estado).

Já com relação à fauna foram registradas 117 espécies de aves (sendo 37 endêmicas e nove ameaçadas de extinção), apresenta 93 espécies de répteis e anfíbios (com 14 espécies ameaçadas e 14 raras) e abriga 117 espécies de mamíferos, sendo 25 de médio e grande porte como a onça-parda, veado, anta, jaguatirica - todos ameaçados de extinção.
 

Parcerias

A modernidade trouxe grandes avanços e realizações, mas acreditamos que apesar dessas conquistas, o ser humano tem se distanciado cada vez mais de seu próprio ser e da natureza em sua volta. Por isso, utilizamos nossa estrutura de negócio para estimular as pessoas a conhecerem e se conectarem com a natureza. Pensando nisso, decidimos doar parte da receita com as vendas dos nossos produtos para ajudar uma instituição que promove essa conexão entre nós humano e a natureza. 
 

Apoio à Fundação 10 de agosto

Sabemos que a educação promove o desenvolvimento, o crescimento econômico e o progresso de uma nação. Nós da Samburá acreditamos que a educação vai além da transmissão de conhecimento teórico. Ela contribui para a formação de cidadãos que são os grandes agentes transformadores de uma (da nossa) sociedade. É através da educação que o indivíduo se tornará uma pessoa mais crítica e consciente acerca dos seus atos e principalmente do seu papel perante a sociedade.

Visando contribuir mais com o desenvolvimento do nosso país e principalmente da região onde estamos situados, parte da nossa renda é revertida para a Fundação 10 de Agosto, uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos.

O objetivo da fundação é proporcionar educação e qualificação profissional para crianças, jovens e adultos do município de Bertioga de forma que cada indivíduo possa conquistar melhores condições de vida e de trabalho, crescendo como pessoa e como cidadão.

Eles disponibilizam cursos gratuitos de música e artes manuais para crianças e jovens de 5 a 18 anos. E cursos técnicos de capacitação profissional para jovens e adultos de 16 a 50 anos.

Todas as atividades disponibilizadas pela Fundação 10 de Agosto são permeadas de conceitos socioambientais, com objetivo de formar cidadãos responsáveis e éticos.       

 

Costuma descer para o litoral de São Paulo? Conheça nossa loja física! Estamos no:

  • Riviera Shopping, Av. da Riviera, 1256, loja L.
  • Riviera de São Lourenço - Bertioga/SP
  • CEP 11261-735
  • Tel. (13) 3396-0759
  • E-mail fale@usesambura.com.br

Envie uma mensagem para a gente aqui.