Frete grátis a partir de R$120* - Parcele em até 10x ou 5% de desconto no boleto!

Compras até as 13 horas saem no mesmo dia!

Tudo sobre a BIRKENSTOCK - Informações e guia de compras

Tudo que você precisa saber antes de comprar a sua BIRKENSTOCK está aqui. Clique nos assuntos abaixo para saber a resposta correspondente. Caso não encontre sua dúvida aqui entre em contato conosco.

Medidas e Tamanhos

Tecnologias e Materiais

Sobre a BIRKENSTOCK

Medidas e Tamanhos

Qual tamanho devo comprar? Como ter certeza do meu tamanho BIRKENSTOCK?

Se você já tem um calçado BIRKENSTOCK a maneira mais fácil é olhar as informações da palmilha! Ali você irá encontrar as informações sobre o tamanho. Caso não tenha nós vamos te ensinar a comprar o tamanho certo.

A melhor forma de ter certeza que está comprando uma BIRKENSTOCK do tamanho do seu pé é medi-lo em centímetros e utilizar a tabela de referência de tamanho BIRKENSTOCK. Siga o passo a passo abaixo para ver quanto mede seu pé em centímetros:

  1. Pegue uma folha de papel sulfite em branco e uma caneta.
  2. Pise na folha apoiando todo o peso de seu corpo no papel.
  3. Com a caneta em mãos faça uma marcação no papel onde termina o seu dedão e outra onde termina o seu calcanhar. Importante! Deixe a caneta reta para marcar! Não marque justo onde o dedo ainda está em contato com o papel.
  4. Pegue uma régua e meça na diagonal mesmo.
  5. Agora basta olhar na tabela de referências logo abaixo e ver o correspondente ao número BIRKENSTOCK.

A BIRKENSTOCK utiliza como base de tamanhos a numeração alemã (indicado pela sigla GER). Ela é sempre 1 número maior que a correspondente brasileira (indicado pela sigla BR). Exemplo: se você calça 36 no Brasil o seu número BIRKENSTOCK é 37. Para facilitar aos nossos clientes indicamos sempre as duas numerações em todos os nossos produtos.

Veja abaixo a tabela completa de tamanho com suas correspondências: 

Infantil
Tamanho brasileiro 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33
Tamanho alemão 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34
Tamanho do pé em centímetros 15 16 16,5 17 18 18,5 19 20 20,5 21 22
Adulto
Tamanho brasileiro 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49
Tamanho alemão 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
Tamanho do pé em centímetros 22,5 23 24 24,5 25 26 26,5 27 28 28,5 29 30 30,5 31 32 32,5


​Veja abaixo um vídeo explicativo de como medir corretamente o seu pé:

Como ajustar as fivelas da minha sandália BIRKENSTOCK com perfeição ao meu pé?

​É importante ter sua sandália perfeitamente ajustada a seu pé. Isso vai te garantir conforto e bem-estar enquanto caminha. Veja aqui como ajustar perfeitamente sua sandália BIRKENSTOCK.

  1. Abra completamente todas as fivelas e coloque seu pé na sandália. Certifique-se de que sobram alguns milímetros de espaço no calcanhar e também nos dedos. Esse espaço livre é importante para caminhar confortavelmente. IMPORTANTE: Seu pé não deve ficar para fora da sandália BIRKENSTOCK enquanto está em posição de descansou ou caminhando.
  2. Feche então as fivelas ajustando ao seu pé. Não deixe ela apertada! Deve sobrar um pequeno espaço para que seu caminhar seja confortável.​
  3. Depois de ajustar todas fivelas de sua BIRKENSTOCK dê alguns passos para sentir ela no pé. Se seus dedos estiverem bem acomodados na palmilha sem ultrapassar o limite da sandália o ajuste ficou perfeito.

Veja abaixo um vídeo explicativo de como ajustas as fivelas corretamente a seus pés:

Narrow ou Regular? Como escolher a largura da palmilha (footbed) de sua BIRKENSTOCK?

Quem já comprou calçados de outras marcas sabe que a maioria dos modelos vêm com palmilhas de uma única largura. Procurar por opções alternativas que se ajustem melhor ao seu pé é geralmente em vão. Mas não é o caso da BIRKENSTOCK. A marca oferece duas larguras de palmilha para que você encontre o calçado perfeito: NARROW e REGULAR. Veja a indicação abaixo para cada uma das larguras:

Narrow Fit - símbolo de um pé todo preenchido

Indicado por pessoas que tem pés normais ou mais estreitos.

Regular Fit - símbolo de um pé sem preenchimento

Indicado para pessoas que tem pés normais ou mais largos.

Veja abaixo uma foto de um mesmo pé utilizando cada das variações de largura.

O que quer dizer as informações impressas na palmilha da BIRKENSTOCK?

  1. LARGURA DA PALMILHA: Como você já sabe existem duas larguras de palmilhas BIRKENSTOCK – REGULAR e NARROW (entenda aqui as diferenças entre elas). A largura REGULAR é representada por um desenho de um pé sem preenchimento. A largura NARROW é representada por um pé preenchido.
  2. TAMANHO BIRKENSTOCK: O número grande representa o tamanho BIRKENSTOCK (nesse caso 38). O número debaixo (na imagem representado por 245) representa o tamanho do calçado em milímetros. Entenda um pouco mais sobre o tamanho certo para você aqui.
  3. SÍMBOLO COURO GENUÍNO: Indica que o material foi feito de couro legítimo.

Tecnologias e Materiais

Por quê a palmilha BIRKENSTOCK – também chamada de footbed - é tão diferente?

No coração de todos os modelos está a palmilha BIRKENSTOCK, chamada pela marca de footbed. Replicando uma pegada na areia, sua construção foi desenhada e projetada nos mínimos detalhes. A palmilha BIRKENSTOCK original tem absorção de choque, enquanto incentiva o movimento da força natural de seus pés. Além disso exercita as pernas e estimula a circulação. Seu molde anatômico foi projetado para reduzir a pressão ao caminhar, ajudando aliviar os pés, as articulações e as costas.

Conheça as características e benefícios da palmilha:

  • Permite que os dedos se movam naturalmente, o que promove um melhor equilíbrio e alinhamento correto dos pés.
  • Incentiva o movimento de força natural de seus pés, exercita as pernas e estimula a circulação.
  • Quatro arcos proporcionam a distribuição do peso e postura adequada.
  • Abraça o calcanhar e mantém o amortecimento natural sob o osso.
  • Flexível, durável e leve.
  • Duas camadas – uma absorve a umidade, a outra adiciona força.
  • Base firme e resistente de cortiça e látex para um suporte máximo.
  • A camurça macia mantém os pés confortáveis e secos.
  1. Mais espaço para os dedos
  2. Suporte para os dedos
  3. Footbed contornada
  4. Berço profundo
  5. Sola de absorção de impacto
  6. Fibras de Juta
  7. Footbed de Cortiça
  8. Revestimento

O que significa Soft Footbed e quais são seus benefícios?

A palmilha extra macia (soft footbed) traz ainda mais conforto ao calçado BIRKENSTOCK. Trata-se da clássica palmilha da marca com uma camada extra de espuma de amortecimento. Ela é inserida entre o forro da palmilha de camurça e as camadas de cortiça e juta. Veja cada uma das camadas:

  1. Forro de Camurça
  2. Camada extra de Espuma
  3. Camada de Juta superior
  4. Núcleo de Cortiça e Látex
  5. Camada de Juta inferior
  6. Sola de Eva flexível

Quais materiais são utilizados na produção de uma BIRKENSTOCK?

  • COURO NATURAL: o couro natural (natural leather) é reconhecido pelos grãos da sua superfície não tratada. A BIRKENSTOCK conserva essas características, deixando cada peça única.
  • COURO ENVERNIZADO: o couro patenteado ou envernizado (patente-coated leather) possui acabamento em sua superfície, revestido em materiais que proporcionam alto brilho.
  • CORTIÇA: a cortiça é um material sustentável extraído da casca do sobreiro - árvore da família do carvalho cultivada no sul da Europa. Este produto natural é isolante e oferece um ótimo amortecimento.
  • CAMURÇA: a camurça (suede) se refere ao couro polido no seu interior. Tem uma superfície áspera, fibrosa e macia.
  • NUBUCK: nubuck é o couro de grão superior com superfície suavemente polida. Pelas suas fibras finas, é sensível à umidade e à coloração, sendo recomendado o tratamento para uma proteção extra em sua superfície.
  • FELTRO DE LÃ: o feltro de lã (wool felt) é feito da lã de ovelha, fibra natural de alta qualidade, de toque suave na pele e respirável.
  • FELTRO: o feltro (felt) é um material espesso feito em fibras sintéticas. Os feltros BIRKENSTOCK são altamente duráveis, confortáveis, respiráveis e de toque macio.
  • BIRKO FELTRO: é uma mistura de tecido rayon e fibras sintéticas.
  • BIRKO FELTRO NUBUCK: é um tipo de couro sintético que se parece com nobuck.
  • EVA: O EVA (Etileno e Acetato de Vinila) é um material elástico de alta qualidade, muito leve e com amortecimento extremamente eficiente. Como resultado, suaviza pequenas irregularidades no piso e garante que cada pisada seja suavemente acolchoada.
  • BIRKO-FLOR: Birko-Flor® é um material sintético de alta qualidade, especialmente desenvolvido pela BIRKENSTOCK, que oferece uma alternativa ao couro. A camada superior é lavável e de fácil manutenção. O interior tem um forro macio e respirável, confortável na pele.

Como limpar e manter minhas sandálias BIRKENSTOCK sempre em ordem?

Assim como no caso de qualquer sapato, suas sandálias BIRKENSTOCK precisam ser limpas de vez em quando para estarem sempre lindas. Cada material tem um tipo de limpeza específica. Por isso procure antes saber o tipo de material da sua sandália para prosseguir com a limpeza. Tudo pronto? Então vamos lá:

Para limpar o couro sintético BIRKO-FLOR - que é o material da parte superior de muitas das sandálias BIRKENSTOCK:

  1. Remova a sujeira. Escove o couro sintético com uma escova apropriada para remover o excesso de sujeira. A escova também pode ajudar a remover o excesso de sujeira presa nas solas dos sapatos.
  2. Use um produto de limpeza. Utilize um pano macio e limpo para esfregue uma pequena quantidade de limpador de couro na sandália. Com cuidado, passe o produto por todo o couro. Aplique uma camada fina do produto de limpeza nas áreas que estiverem manchadas, mas sem saturar o couro com o produto.
  3. Deixe as sandálias secarem. Deixe-as que sequem completamente na sombra depois de passar o produto de limpeza. Depois de secos, escove-os novamente usando a escova para ajudar a restaurar a aparência do material. Nunca coloque sapatos de couro no sol para secar.

Para limpar o couro legítimo natural - material utilizado na parte superior (cabedal) de muitas sandálias BIRKENSTOCK:

  1. Remova a sujeira. Prepare o pano. Coloque uma quantidade de limpador de couro do tamanho de uma moeda grande em um pano macio e limpo. Você vai usar o pano para aplicar o limpador sobre todo o couro da sandália. Use produto suficiente para que ele seja absorvido pelo couro. O importante é não deixar o couro ficar molhado demais.
  2. Remova os arranhões e manchas. Use o limpador de couro para retirar os arranhões. O truque é não deixar o couro ficar muito molhado. Você também pode remover manchas misturando partes iguais de água e vinagre de álcool. Passe a solução sobre toda a superfície usando um pano e repita até tirar as manchas. IMPORTANTE: Sempre faça o teste em uma pequena área antes para ter certeza de que gosta do resultado da aplicação.
  3. Lustre o couro das sandálias. Passe um tempo esfregando toda a superfície com o limpador de couro. Use outro pano limpo e macio para lustrar o sapato.
  4. Deixe as sandálias secarem. Permita que elas sequem totalmente de um dia para o outro antes de usá-los na sombra. Nunca coloque sapatos de couro no sol para secar.
  5. Faça o polimento. Coloque jornal sobre a área antes de começar a polir. Passe um polidor em um pano e aplique sobre o couro com movimentos circulares. Depois de cobrir com o produto use outro pano para removê-lo em movimentos circulares.
  6. Deixe a sandálias secarem. Permita que elas sequem totalmente de um dia para o outro antes de usá-los. Nunca coloque sapatos de couro no sol para secar.
  7. Lustre o couro das sandálias. Usando um pano, lustre-o em movimentos circulares. Para deixar o couro brilhante, pingue algumas gotas de água no pano antes de lustrar. Aplique um condicionador de couro nos nas suas sandálias BIRKENSTOCK pelo menos uma vez a cada dois anos para evitar que eles ressequem.

Para limpar suas sandálias BIRKENSTOCK de EVA:

  1. Tire a sujeira. Antes de limpar com água ou sabão, você deve remover qualquer sujeira que pode ser esfregada. Use uma escova de cerdas duras para limpar qualquer excesso de sujeira da sandália.
  2. Lave as sandálias. Você pode remover toda a sujeira utilizando um pano úmido. Para as manchas mais difíceis, use uma gotinha de sabonete sem perfume neutro. Esfregue o pano e o sabonete nas manchas.
  3. Deixe as sandálias secarem. Coloque-as em um local seco longe da luz solar direta. Deixe-as secar completamente antes de usar ou elas podem ficar deformadas. Nunca as seque no sol.

Para limpar a palmilha de camurça (footbed) de suas sandálias BIRKENSTOCK:

  1. Cuide das palmilhas com regularidade. Limpe as palmilhas a cada três semanas com um pano pouco úmido e deixe-as secar de um dia para o outro. Se elas entrarem em contato com a lama, limpe-as na mesma noite usando um pano pouco úmido. NUNCA encharque a palmilha.
  2. Limpe a camurça com condicionador de cabelos. Além de limpar, vai hidratar a camurça. Utilize uma colher de sopa de condicionador de cabelo para 2 colheres de sopa de água. Aplique na camurça de sua sandália e deixe agir por 10 minutos, depois é só retirar com um pano úmido. Aconselhamos começar fazendo o processo em um pequeno pedaço da camurça para ter certeza que o resultado fica do seu agrado. Após isso aplique no restante da camurça.

Sobre a BIRKENSTOCK

De onde vem a BIRKENSTOCK? Qual a história da marca?

Com sede global, produção e logística estabelecidas na Alemanha, os calçados BIRKENSTOCK são vendidos em mais de 100 países ao redor do mundo.

Na BIRKENSTOCK, tradição e legado são importantes chancelas de uma marca datada não há anos ou décadas, mas séculos. A BIRKENSTOCK está profundamente enraizada na fina arte de elaborar calçados de altíssima qualidade que fazem bem a você. Desde 1774, a BIRKENTOCK tem passado esse comprometimento de geração em geração. O resultado é oferecer a melhor qualidade, conforto e calce aos seus pés.

Conheça abaixo cronologicamente a história da BIRKENSTOCK:

1774 – Johann Adam Birkenstock é inserido nos arquivos da igreja da cidade de Langen-Bergheim, em Hesse, como “sapateiro”.

1896 – O sapateiro-mestre Konrad Birkenstock, que dirige dois negócios de calçados especializados em Frankfurt, começa a produção e venda de palmilhas ortopédicas/ flexíveis.

1902 – Konrad Birkenstock desenvolve o primeiro suporte de arco contornado.

1925 – O footbed azul (“blue footbed”) integra os produtos manufaturados em uma instalação recém-inaugurada em Friedberg, Alemanha.

1932 – Karl Birkenstock começa os cursos de treinamento BIRKENSTOCK, que mais tarde se tornariam famosos. Importantes médicos apoiam esses cursos e o “Sistema Karl Birkenstock”.

1964 – Karl Birkenstock lança o modelo Madrid, a primeira sandália flexível de palmilhas fundas.

1966 – A BIRKENSTOCK é introduzida no mercado Norte americano.

1988 – Pela primeira vez, adesivos ecológicos são utilizados na produção. Desta forma, BIRKENSTOCK também faz a diferença para o meio-ambiente no mundo.

1990 – Ocorre a expansão e a modernização da produção das sandálias em relação à proteção do meio-ambiente. Assim o consumo de energia é reduzido em mais de 90%.

2009 – Em Fevereiro de 2009, entra em funcionamento uma nova sede de produção dos calçados, em larga escala, na cidade de Gorlitz.

Como e onde são fabricados os calçados BIRKENSTOCK?

As sandálias são feitas na Alemanha em instalações próprias, com uma extensa quantidade de trabalho realizado a mão. Cada sandália passa por 17 passos individuais antes do produto final estar pronto; para os sapatos esse número fica acima de 100. Os modelos fechados são feitos em oficinas em Portugal, com tradição secular de artesanato. Seja produzida pelo homem ou máquina, todos os produtos BIRKENSTOCK atendem o mais alto padrão de qualidade na indústria de calçados do mundo. Isso se aplica tanto às sandálias e modelos fechados, quanto às malas e meias.

É mais barato comprar uma BIRKENSTOCK no exterior (Estados Unidos ou Europa)?

A BIRKENSTOCK utiliza um padrão de preços muito similar em todo o mundo para os seus calçados. Por esse motivo o preço que você pagará no Brasil será similar ao que você pagará em outros países. A SAMBURÁ pratica os preços oficiais da marca e aqui você pode trocar seu calçado caso precise (veja condições de trocas aqui).

O que é a BIRKENSTOCK Papillio e qual sua diferença?

As sandálias identificadas pela marca Papillio são fabricadas também pela BIRKENSTOCK. Sua diferença vem do design exclusivo da parte superior do calçado (cabedal). Ela é feita por um time de designers voltados a trazer as últimas tendências e estilos da moda para as sandálias. As famosas palmilhas (Footbed) BIRKENSTOCK acompanham todos os calçados Papillio.

A BIRKENSTOCK é uma marca sustentável?

A proteção de nossos recursos naturais é uma das questões mais urgentes do nosso tempo. A BIRKENSTOCK está comprometida com operações ecologicamente corretas. Para a marca, a sustentabilidade não é uma moda impulsionada pelo marketing, mas sim uma expressão do ethos corporativo. A proteção ambiental é há muito tempo primordial na BIRKENSTOCK. O trabalho é constante para melhorar os processos de produção. Produtos, embalagem e logística. Graças à sua durabilidade, os produtos são sustentáveis por natureza. Uma alta proporção dos materiais naturais que a marca usa são provenientes de fontes sustentáveis: cortiça, látex natural, juta, couro, feltro de lã, cobre e latão estão entre os materiais mais importantes.

A BIRKENSTOCK é uma empresa que apoia o direito dos animais?

A BIRKENSTOCK recebeu prêmio Libby da peta2, a divisão de jovens da PETA. O prêmio foi criado para encorajar e motivar as empresas a adotarem o estilo de vida vegano e apoiar os direitos dos animais. A marca foi homenageada com o título de “Companhia de Sapatos Mais Veganos de 2017” e este é o segundo prêmio que a empresa recebeu da organização de defesa dos direitos dos animais. O primeiro foi recebido em setembro de 2016, quando a PETA Alemanha a prestigiou com o “Vegan Fashion Award” para as sandálias veganas “Madrid”.

As sandálias veganas aterrissaram aqui no Brasil em agosto de 2018 e você já pode encontra-las na seção de BIRKENSTOCK Veganos.